Saúde Indígena

Ministério da Saúde abre licitação para construção de UBS's na Reserva Indígena

Reserva Indígena ganhará dois postos de saúde - Crédito: Arquivo/Dourados News Reserva Indígena ganhará dois postos de saúde - Crédito: Arquivo/Dourados News

Foi publicado nesta sexta-feira (11/07), no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para a construção de duas Unidades Básicas de Saúde Indígena nas aldeias Jaguapiru, em Dourados, e Bororó, localizada no município de Itaporã.

A obra está vinculada ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul, e tem como objetivo ampliar o atendimento em saúde básica nas duas maiores comunidades indígenas urbanas do país.

Ambas as aldeias são atendidas pelo Polo Base Dourados, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

De acordo com o edital de Concorrência nº 90002/2025, as propostas poderão ser entregues a partir desta sexta-feira, por meio do site oficial de compras do governo federal (www.gov.br/compras).

A abertura das propostas está marcada para o dia 25 de julho, às 10h.

A construção das novas UBSs chega em um momento de avanços significativos na estrutura da saúde indígena na região da Grande Dourados.

SAMU INDÍGENA

Além das novas obras anunciadas, a comunidade indígena também aguarda o início das atividades do Samu Indígena, que será o primeiro do Brasil.

A base de operação do serviço está sendo instalada em área anexa ao Hospital Indígena Porta da Esperança, na Aldeia Jaguapiru, com estrutura adaptada para receber profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e condutores socorristas.

O Dourados News entrou em contato com a coordenação do Samu, nesta sexta-feira (11), para verificar a previsão de início dos atendimentos. A informação repassada é de que ainda não há uma data oficial confirmada.

A expectativa é que o serviço comece a operar até o final do mês, mas a liberação definitiva depende de um posicionamento do Ministério da Saúde, em Brasília.

O projeto é considerado pioneiro e poderá servir como modelo para outras regiões com populações indígenas em áreas de difícil acesso.

Comentários