Mais de 55 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza wm Dourados desde 1º de abril, início da campanha de imunização. Ao todo, 55.318 doses já foram aplicadas, resultado do esforço das equipes de saúde em ampliar a proteção da população contra o vírus da gripe.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, não sendo mais restrita apenas aos grupos prioritários.
A medida tem como objetivo reduzir os casos graves e internações por doenças respiratórias, especialmente durante o outono e o inverno.
A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira.
As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana. Já aos fins de semana, a vacinação continua no PAM, das 7h às 17h.
Até o momento, Dourados já recebeu um total de 93.220 doses da vacina contra a Influenza. A mais recente remessa, com 50.220 doses, foi entregue no dia 16 deste mês. Atualmente, o Núcleo de Imunização conta com um estoque de 22.460 doses, sem considerar as que já estão distribuídas nas unidades básicas de saúde para atendimento direto à população.
A cobertura vacinal entre os grupos prioritários (gestantes, idosos e crianças) está em 39,12%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. O secretário de saúde, Márcio Figueiredo, reforça a importância da imunização como forma de prevenção. “A vacina é segura, eficaz e essencial para evitar complicações respiratórias graves, internações e até óbitos. É fundamental que a população busque os pontos de vacinação e faça sua parte pela saúde coletiva”, destacou.
A Prefeitura de Dourados reforça o compromisso com a saúde pública e convida toda a população a participar da campanha. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Números da Influenza
Dados do boletim epidemiológico mais recente publicado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) em 16 de maio, mostram que em Mato Grosso do Sul, 96 morreram em decorrência da doença em 2025.
Além disso, foram confirmados 706 casos até a data.
Comentários