Esporte

Corumbá conquista Circuito Sul-mato-grossense de Boxe

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Disputas acirradas entre equipes, técnicos e atletas marcaram de forma intensa a 20ª edição do Circuito Sul-mato-grossense de Boxe, que terminou neste final de semana, com a realização da 3ª etapa, no ginásio do Sindicato dos Bancários, em Campo Grande.

A competição chegou ao seu termino com três equipes empatadas com 5 medalhas de ouro cada.

Os vencedores foram definidos pelo maior número de medalhas de prata. O CT Corumbá garantiu pela primeira vez o título de campeão ao obter 9 medalhas de prata. A campeã do ano passado, Boxe Elite/Ceintre, de Campo Grande, levou o troféu de vice-campeão, com 5 prata e um bronze. Já a Pugillus (campeã em 2023), também da cidade de Corumbá, ficou com a 3ª colocação, com 4 prata e 5 bronzes. 

“Paulo Lima, técnico Do CT Boxe Elite/Ceintre, destacou ao final da competição: “Preparamos nossa equipe para ser campeã, mas o importante é que assistimos ótimos combates e tivemos 13 atletas medalhistas. Além disso, estamos contribuindo para o fortalecimento do boxe do nosso Estado”.

Ao longo de três etapas, o Circuito MS realizou 164 lutas, com participação direta de 145 boxeadores de 25 equipes/academia Associações, de 12 municípios do Estado, e ainda contou com participação da Seleção Paraguaia, do Instituto Gibi, de São Paulo e de atletas da Bolívia.  

MELHOR ATLETA E ÁRBITRA

A campo-grandense Luana Mendes levou o troféu de campeã na categoria 51 kg e também comemorou muito o título de melhor atleta feminina.

“Agradeço ao meu pai (Diozer Mendes), que me treinou e sempre me incentivou, mas agradeço também a Federação de Boxe pelo reconhecimento”, disse a atleta nas suas postagens nas redes sociais. Neste ano, Luana foi vice-campeã brasileira e no ano passado foi medalha de bronze. Ela é da equipe Diozer Team, localizada no bairro Zé Pereira em Campo Grande.

O jovem corumbaense Antony Justiniano, da equipe Pugillus, levou o troféu de melhor atleta base (13 a 18 anos). Ele foi campeão com 6 vitórias na categoria 60kg, Sub-17. Ao final do evento o técnico Daniel Molina comentou: “Ele merece, treinou muito para isso. É motivo de muita felicidade quando vejo o resultado do nosso trabalho”. 

O campo-grandense Rodrigo Queiroz mantém a hegemonia na categoria super pesada (+90kg). Ao longo das três etapas ele venceu todas as cinco lutas que realizou, garantiu 100 pontos e o título de campeão. Para completar, levou pela segunda vez consecutiva o troféu de melhor atleta da classe elite. Rodrigo é profissional do direito, e se divide com carreira de boxeador olímpico. 

MELHORES TÉCNICOS

Na disputa de melhor técnico também houve disputas com diferença mínima na pontuação. Além de garantir o título de equipe campeã, o técnico Carlos Soares ficou com o troféu de melhor técnico. Ele somou 654 pontos, com apena 47 de diferença em relação a Paulo Lima, da Boxe Elite.

O terceiro melhor técnico foi Daniel Molina com pontuação de 538. O regulamento determina, que cada técnico obtém 20 pontos por vitória, 4 por derrota e 1 ponto para derrota por desclassificação.

CIRCUITO EM TRÊS ETAPAS 

O Circuito Sul-mato-grossense é realizada anualmente em três etapas. Neste ano a 1ª etapa foi realizada no mês de abril no Complexo Ayrton Sena, a 2ª etapa no ginásio Municipal de Ponta Porã. 

A competição promovida pela FDBMS (Federação de Boxe do Estado de MS) contou com apoio da Fundesporte, SETESC, Galeria dos Esportes, Sindicato dos Bancários, SIntss, Fetems e Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria Municipal de Educação. 

Comentários