O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) deu mais um passo importante na promoção dos direitos das mulheres lactantes. Nesta segunda-feira (13), foi inaugurada a segunda Sala de Apoio à Amamentação da instituição no estado, desta vez na Procuradoria do Trabalho no Município de Dourados.
O ambiente foi projetado para oferecer às membras, servidoras e visitantes lactantes um espaço reservado, confortável e seguro para a ordenha e amamentação. A nova sala conta com estrutura adequada, incluindo assentos ergonômicos, geladeira, iluminação suave, climatização e privacidade, em conformidade com as melhores práticas de promoção à saúde e respeito à maternidade.
A procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, reuniu os integrantes da unidade de Dourados para apresentar o novo espaço e destacou a relevância de garantir condições adequadas à amamentação também no ambiente de trabalho.
“O aleitamento materno é um direito fundamental que deve ser respeitado e protegido em todos os espaços, inclusive no ambiente laboral. Nós, enquanto mulheres e mães – e também os homens e pais, que devem ser grandes agentes de incentivo à amamentação – sabemos o quanto um espaço apropriado pode fazer a diferença para que consigamos persistir neste grande desafio, especialmente após o retorno ao trabalho”, afirmou.
“Quantas mulheres não gostariam de ter um ambiente apropriado em seu trabalho para cuidar do seu bebê? E não apenas para amamentar, mas também para fazer a retirada do leite e levá-lo para casa. É um espaço muito importante para nós, mães”, destacou a servidora Caroline Guedes Souza, que está gestante.
O procurador do Trabalho Jeferson Pereira, coordenador da PTM de Dourados, ressaltou a importância do olhar da Administração para a unidade. “Essa parceria e esse olhar atento da Administração do MPT-MS para a Procuradoria de Dourados têm proporcionado inúmeros ganhos para o desenvolvimento do nosso trabalho, com a compreensão das nossas demandas e execução eficiente do que é necessário”, observou.
A criação de salas de apoio à amamentação é uma meta estratégica do MPT, que prevê a implantação do espaço em todas as suas unidades no estado. A primeira sala foi inaugurada na sede do MPT-MS, em Campo Grande, e no próximo dia 21 de outubro será a vez da Procuradoria do Trabalho em Três Lagoas receber a nova estrutura, completando o ciclo de implantação em Mato Grosso do Sul.
Comentários