MATO GROSSO DO SUL

Governo cria grupo de trabalho para remodelar transporte aéreo em MS

Grupo de Trabalho pretende criar alternativas para o transporte aéreo em MS - Crédito: Arquivo/Dourados News Grupo de Trabalho pretende criar alternativas para o transporte aéreo em MS - Crédito: Arquivo/Dourados News

Decreto publicado na edição desta quarta-feira (2/7) do Diário Oficial do Estado, institui Grupo de Trabalho para criar uma nova modelagem no transporte aéreo regional em Mato Grosso do Sul. 

O documento é assinado pelo governador Eduardo Riedel e o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. A expectativa é que o planejamento seja detalhado em 60 dias, com possibilidade de prorrogação para o mesmo período.

A ideia é encontrar soluções para ampliar e diversificar a malha aérea, fortalecer a logística de transporte de cargas e de passageiros, além de viabilizar a expansão de rotas regionais, otimizar a infraestrutura aeroportuária existente e promover a integração territorial e o desenvolvimento econômico sustentável do Estado. 

Participarão do ‘GT’ representantes da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Sefaz (Secretaria de Fazenda) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado), além da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), responsável por coordenar o grupo. 

Suspensões

A implantação desta medida chega de encontro com os recentes anúncios de suspensão de algumas rotas que atendem o Estado. 

Exemplos são Campo Grande, que fica sem a conexão direta com Cuiabá (MT) e Curitiba (PR), além de Corumbá, com a possibilidade de suspensão do voo até Viracopos, em Campinas (SP). 

Recentemente, Três Lagoas ficou sem a única rota, também com destino a Campinas. 

Em Dourados, a expectativa é da retomada dos voos através do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira a partir do dia 8 de setembro, quando a Latam começará a atender a cidade, a princípio, com três frequências semanais. 

O município está há mais de quatro anos sem operações comerciais devido a obra de reforma e ampliação da pista. 

Atualmente, aviões de grande porte estão autorizados a utilizar o Aeroporto Regional, porém, apenas em voos particulares. 

Também em Dourados, o processo licitatório para a construção de um novo terminal de passageiros foi finalizado e a ordem de serviços deve ser assinada nos próximos dias. 
 

Comentários