O adolescente Gabriel Barrios, de 13 anos, que faleceu na tarde de quinta-feira (10) no Hospital da Vida, em Dourados, após sofrer um grave acidente de moto em um assentamento rural no município de Iguatemi, teve os órgãos doados.
A família do adolescente autorizou a doação, conforme informações apuradas pelo Dourados News junto a coordenadora em Dourados da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ludelça Dorneles, o gesto vai beneficiar oito pessoas em diferentes partes do país.
Com a autorização da família para a doação de órgãos, equipes médicas realizaram o procedimento de captação ainda na quinta-feira (10). Coração, rins, fígado e córneas foram doados, e estima-se que até oito pacientes em estado crítico tenham sido beneficiados.
Os órgãos foram levados com apoio da Guarda Municipal de Dourados, por meio do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (ROMO), que realizou a escolta até o aeroporto.
O coração seguiu para o Distrito Federal, um dos rins para São Paulo e outro para Mato Grosso do Sul, assim como as córneas e o fígado.
A morte cerebral de Gabriel foi confirmada após o jovem não resistir aos ferimentos provocados por uma colisão contra uma árvore, ocorrida na noite de quarta-feira (9).
Conforme o pai, de 38 anos, o acidente aconteceu durante uma confraternização familiar. O garoto pegou uma motocicleta, perdeu o controle e colidiu contra a árvore.
Ele foi socorrido em estado gravíssimo e transferido para Dourados, mas não sobreviveu.
Comentários